Minha história (by Rafael)

Olá, meu nome é Rafael, sou do Rio de Janeiro e vou relatar minha experiência na vida descamisada. 
Quando era criança, morava na baixada fluminense. Lá, era (e ainda é) comum os homens saírem sem camisa na rua, no comércio, na casa dos vizinhos etc. Desde pequeno, fui criado a viver desse jeito e, por influência do meu pai, eu ia à padaria, ao mercado, a mercearia e outros lugares sem levar camisa. Eu morava perto da casa dos meus tios e avós paternos, e sempre que tinha algum almoço ou churrasco na casa de algum deles, meu pai e eu íamos sem camisa, e lá todos os homens da família ficavam do mesmo jeito, sem camisa. Nessa época, eu usava camisa praticamente só pra ir à escola, e nas férias chegava a ficar semanas sem vestir uma (minha mãe achava bom porque era menos roupa pra lavar).
Quando fui crescendo e passei a ir à escola sozinho, eu e meus amigos colocávamos a camisa na porta da escola, e na saída a primeira coisa que fazíamos era tirar a camisa. Nas aulas de educação física, tirava a camisa sempre que tinha oportunidade (principalmente nas aulas de futebol e basquete, que tinha o time dos “com camisa” e dos “sem camisa”). A mesma coisa acontecia quando íamos jogar bola na quadra perto de casa, ou quando íamos jogar vídeo game na casa de um amigo, íamos uns na casa dos outros sem camisa, e sem levar camisa de segurança alguma. Quando era adolescente, passei a ir com meu pai para ajudar a carregar as compras. O mercado que vendia produtos mais baratos era no centro da cidade, um pouco afastado de onde eu morava, e era necessário pegar um ônibus. A gente ia sem camisa de segurança, pegávamos o ônibus e fazíamos as compras desse jeito (Isso não era proibido e algumas pessoas também estavam desse jeito no ônibus e no mercado). Meu pai (e os demais homens da família) sempre diziam que homem só usa camisa quando precisa, e raramente via meus tios e primos usando alguma camisa.



Como sempre fui criado a não usar camisa, eu sinto desconforto quando tenho que usar uma. Hoje em dia, em função do meu trabalho, tenho que usar camisa por um período maior de tempo, mas assim que saio do trabalho a primeira coisa que faço é tirar a camisa, a sensação do vento batendo no peito me dá uma sensação de alívio, e uma sensação maior de virilidade também, já que apenas nós homens podemos ficar sem camisa. Como já postei no grupo do discord, em função da minha criação, hoje em dia eu faço a maior parte das minhas atividades cotidianas sem camisa, como tirar dinheiro em caixa eletrônico, ir a farmácia, mercado, inclusive pegar ônibus e trem, pois sinto mais confortável ficando sem camisa.
Estou escrevendo minha experiência para dizer que ficar sem camisa é uma coisa natural do homem. Como muitos foram criados de modo a não tirar a camisa na frente dos outros, acabam criando vergonha e medo do que os outros vão pensar. Na verdade, a grande maioria das pessoas não estão nem aí pelo fato de a gente estar sem camisa (isso é coisa da nossa cabeça). Na verdade, na maioria dos casos, quem fala mais são as pessoas mais próximas (como mãe, tias etc), que comentam mais sobre o físico, e muitas vezes acabam constrangendo a pessoa. Não devemos nos constranger com esses comentários, pois o homem tem a liberdade de ficar sem camisa independente do porte físico. Salvo certos lugares, o homem pode ficar sem camisa em praticamente todas as situações. Se você quer ficar sem camisa, não tenha vergonha, tire sem medo. Você pode começar aos poucos, em situações onde seja mais fácil, e conforme se sinta confortável pode ir evoluindo para situações mais complexas (caso queira). O que não pode é se privar do seu direito de homem de ficar sem camisa. Vamo tirar a camisa galera!!!

 

Comentários

  1. Legal a sua história, Rafael!

    Muito interessante a sua descrição sobre como são as coisas por aí na região onde você mora. É um "mundo" totalmente diferente daqui de onde eu vivo. Por aqui, entrar sem camisa em supermercados ou no transporte público seria impensável! Aliás, na maioria dos supermercados é proibido e creio que no transporte público também seja. E, nos ambientes onde não há proibição expressa, o pessoal prefere não arriscar.

    E pior, a coisa parece estar regredindo. Você falou em voltar da escola sem camisa e eu lembrei que era muito comum ver na minha rua meninos voltando da escola sem camisa. Alguns acompanhados da mãe, com ela carregando a camiseta do uniforme do filho! Hoje em dia, não vejo mais isso. Aliás, faz *anos* que eu não vejo mais cenas desse tipo por aqui! Simplesmente acabou. Em outras ocasiões, já vi crianças passeando acompanhadas do pai em que o pai está sem camisa, mas o filho não. Parece que as gerações mais novas não querem saber de ficar sem camisa mesmo com um exemplo ao lado. Isso é triste.

    Acho bacana da sua parte você usar de toda essa, digamos assim, "experiência" para incentivar o pessoal a não ter vergonha de ficar sem camisa. Uma curiosidade: como você chegou a esses blogs e grupos focados em perder a vergonha de ficar sem camisa? Você chegou a pesquisar sobre o assunto ou encontrou por total acaso mesmo (aquilo que o pessoal costuma chamar de "cair de paraquedas")?

    Por fim, fiquei feliz em ver que o blog voltou a receber atualizações. Sempre passo por aqui para ver se tem novidades.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelos comentários Lucas. Suas colocações são extremamente pertinentes. Hoje em dia parece que é menos comum ver os caras sem camisa do que no passado. Parece q as coisas estão regredindo mesmo. Eu ainda sigo a vida bastante descamisada. Aqui no Rio é bem mais flexível mas dá pra ver que não é mais como antes.

    Eu acompanho este assunto desde o blog do Artur e depois no do Jacob. Como o primeiro quase não tem postagem nova e o segundo foi tirado do ar, resolvi criar este para continuar o que os outros dois blogs faziam.

    Infelizmente, não estou com muito tempo pra criar conteúdo para este blog. Se vc quiser postar alguma coisa sua ajuda será muito bem vinda. Se puder ver com o pessoal do fórum se alguém quer postar agradeço muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a resposta, Rafael.

      É... criação de conteúdo não é tarefa fácil. No meu caso eu até tenho tempo, mas já não tenho mais sobre o que falar. Justamente por não ter tanta experiência para compartilhar é que criei o fórum, para que mais pessoas pudessem contribuir. Dessa forma, a geração de conteúdo não dependeria só de mim. Mas o engajamento por lá está mais baixo do que eu gostaria. A impressão que eu tenho é que o pessoal não se sente à vontade para se expressar em um espaço aberto, mesmo podendo publicar sem ser identificado. E não é por falta de gente. O número de acessos é bom, o número de participantes cadastrados é bom, só falta mais interação entre os participantes mesmo. Então ainda preciso ver o que posso fazer para deixar o pessoal mais à vontade.

      Se eu tiver alguma ideia de conteúdo para o blog, pode deixar que eu contribuo sim. E se você quiser aproveitar algo que eu tenha postado lá no fórum para gerar conteúdo aqui para o blog, fique à vontade para usar. Estamos aqui para somar!

      Excluir
  3. Você foi criado como um verdadeiro macho, Rafael!!! Ficar sem camisa virou seu natural como o homem que é, com certeza deve sentir constantemente a virilidade pulsando dentro de si. Você é um exemplo de homem para mim, gostei muito de ler seu relato. Abraços descamisados, man!

    ResponderExcluir
  4. Valeu João. Bom saber que a minha experiência está inspirando outras pessoas. A intenção é essa mesmo, mostrar que o homem não precisa se privar ficar sem camisa, independente da aparência ou região. Podemos ficar sem camisa em vários lugares e situações simplesmente pelo fato de sermos homens.

    ResponderExcluir
  5. Que coisa mais legal. Cai aqui por meio de outros blogs sobre ficar sem camisa. Na verdade, eu estava pesquisando sobre o porquê que eu gostava tanto de ficar sem camisa (desde 2016 eu só fico sem camisa e com calçãozinho/bermuda em casa e no pátio de casa (exceto no inverno) e se isso era um feitche ou algo assim. Agora descubro que não, que é apenas natural de ser macho, algo da nossa deliciosa virilidade (coisa gostosa é ter nascido homem!). Assim, ficar sem camiseta é expressar essa virilidade e os atributos da masculinidade. Mas falo mais dos atributos do caráter e da virilidade do que de força física ou a estética do corpo. Entrei nos grupos para conhecer pessoas que queiram trocar experiência sobre o assunto. Parábens pelo blog e pela iniciativa!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ficar sem camisa entre amigos (LINK DO GRUPO DO TELEGRAM, DISCORD E WHATSAPP)

Sem camisa na frente da família (RECUPERADO DO BLOG "TIRAR A CAMISA")

Grupos no Discord, Telegram e WhatsApp