Tirar a camisa é tão fácil para uns e difícil para outros


Porque tirar a camisa é tão difícil para uns e difícil para outros?

Segue mais um texto pro blog, escrito por Lindomarcos

                Vamos ao princípio de tudo, desde o início dos tempos o ato de ficar sem camisa é algo para provar a masculinidade, durante o passar dos anos apenas os mais fortes e saudáveis continuavam sem camisa. No Egito antigo os homens não usam camisa, apenas uma vestimenta na parte de baixo. Na Grécia antiga quase não se usava camisa e quando usava era uma toga mostrando metade do dorso e do peitoral. Assim também como os romanos, só usavam uma vestimenta na parte superior do corpo quando iam para as guerras como parte de proteção. Mas o ato de ficar sem camisa era sempre um ato de força e masculinidade.
                Durante os anos o ato de ficar sem camisa sempre foi uma forma do homem mostrar sua força e dizer através de ficar sem camisa sua masculinidade. Que não tem vergonha do seu corpo e de mostrar o dorso. Desde a infância algumas crianças do sexo masculino são acostumadas desde sempre a ficar sem camisa e não foram podados ou limitados a vestir a camisa.
                Talvez você esteja lendo isso e até fale é só tirar a camisa e pronto. Sim é só isso, mas para alguns, esse ato é mais complexo do que imagina. Talvez por conta de algum tipo de criação que a família pode ter criticado ou dito que ficar sem camisa não era uma coisa bem vista para a sociedade. Talvez por conta de vergonha do corpo, ou até mesmo da cor dele, por não estar de uma cor só. Se você não começar a sair sem camisa ele nunca vai estar mesmo.
                As vezes ficar sem camisa até em clube ou em piscinas, ou em um local ensolarado, o suor está grande a vontade de aproveitar e ficar sem camisa também. Muitas vezes não consegue ficar sem camisa na sua própria casa ou no seu próprio quarto. Vontade é uma coisa, mas as vezes o que falta é a coragem de ser homem e simplesmente tirar.
                 A primeira dificuldade que você precisa parar de importar é para a sua cabeça, se você está com vontade de tirar, vai lá e tira, simplesmente assim. Normal as pessoas a sua volta notarem e comentarem e até perguntarem ou criticarem, por não ter o costume de te ver sem camisa. Mas não importe com a opinião alheia. Ficar sem camisa é algo normal que todo homem é capaz de fazer.
                O ato de ficar sem camisa te dá uma liberdade que roupa nenhuma jamais te dará. No princípio pode ser difícil por conta de sua própria cabeça, mas não invente desculpas apenas se liberte da crítica e tire a camisa.

Comentários

  1. Que bom haver outro blog sobre o assunto, espero que continue a postar, para tornar ele mais conhecido e termos mais gente falando sobre isso, porque ajuda muito. Vamos todos descamisar!

    ResponderExcluir
  2. Antigamente eu pensava que eu era o único que não tirava a camisa. Sempre tinha alguém sem camisa por perto. Meu pai, meus amigos, meus parentes, meus vizinhos, as pessoas que passavam na rua... Ficar sem camisa era extremamente comum. Nunca me esqueço de um dia quente em que todos os vizinhos, de todos os lados, estavam sem camisa na casa deles. Para onde você olhava tinha descamisado. Mas, hoje parece que as coisas se inverteram. Eu fico sem camisa, mas os outros parece que não. Parece que ficar sem camisa está virando uma coisa mais "underground".

    Fazia anos que eu não ia à praia e resolvi ir recentemente. Apenas uma pequena minoria dos caras que estavam lá estavam sem camisa. O resto estava tudo de camiseta e bermuda. Logo na praia, que é um lugar propício para se ficar sem camisa. Mas piora. Uma cena que me chocou foi ver alguns caras de camiseta e bermuda na água! Os caras não estão tirando a camisa nem para nadar!! O que está acontecendo? Será que o hábito de ficar sem camisa está se perdendo? Será que daqui a alguns anos os homens não vão mais ficar sem camisa? Eu diria que isso é, no mínimo, preocupante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Antigamente era comum ver pessoas sem camisa na rua, no portão de casa ou meninos brincando sem problema nenhum. Hoje em dia parece que isso é um tabu, quase um atentado ao pudor. Bem espantoso e preocupante.

      Excluir
  3. A moral humana é sempre oscilante. O máximo de descontração ocorreu nos anos 60 e 70 com a ajuda do movimento hippie. As praias ficavam repletas de homens usando sungas próximas ao fio-dental feminino, shorts e calções bastante curtos. Mesmo nas cidades não litorâneas era mais ou menos comum ver caras descalços e sem camisa até em supermercados. Filmes e novelas estimulavam a liberdade também, com os personagens principais frequentemente descamisados em cenas domésticas. Mas aí veio a escalada dos evangélicos conservadores e até de algumas feministas, que, por conta de direitos iguais, ao invés de continuarem queimando sutiãs na rua, resolveram criticar os homens. As crianças, que gozavam de liberdade quase absoluta, brincando nas praças e parques com o mínimo de vestimentas, hoje já quase não brincam em ambiente público e são forçadas a andar vestidas de cima a baixo pelos pais, temerosos até do fantasma da pedofilia. Vários formadores de opinião, na internet, revistas, etc., também colocam minhoca na cabeça das pessoas, levando-as a se envergonharem do corpo. Lembro de um que dizia para jamais ficarmos nus/nuas na frente dos/das parceiros/as com muita luz, pois nossos defeitos seriam revelados. Eita! Perfeição só a divina, compadre! Nossa sociedade é cheia de tabus sem sentido e vai exportando e impondo condutas. Vestimos nossos índios, para trocarem sua confortável e bela nudez por panos sem nenhuma conexão com sua cultura e clima. O "progresso" vai trazendo suas regras, que visam padronizar o comportamento e evitar que as pessoas percam o foco nas propagandas e artigos expostos nas vitrines. O consumidor não pode ser um concorrente para os produtos. O consumidor também não pode abrir mão de comprar novas roupas mesmo que o clima as mande para o inferno. Lojas e supermercados assumiram regras restritivas, como se tivessem o direito de determinar como nós devemos gerenciar o próprio corpo. Imagine se uma rede qualquer resolver que, para entrar em suas lojas, você precisa usar máscara. Provavelmente ela ficaria vazia e seria altamente criticada por estar se metendo na privacidade de cada um. Infelizmente esse abuso é consentido em se tratando de camisa, calçado, etc. Se todos se unissem em torno dos direitos individuais, não teríamos essa situação e não estaríamos tão propensos a obedecer regras opressoras que nos afastam da nossa natureza e nos moldam a identidade social. Ouvi falar que até em ambientes naturistas a onda moralista está chegando. Muitas pessoas acabam usando cangas na maior parte do tempo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário. Ultimamente, andar sem camisa tem sido visto como algo degradante ou inferior nos últimos anos em muitos lugares, o que é preocupante. Entretanto, este comentário usa o exemplo de uma hipotética obrigatoriedade do uso de máscara para acesso a estabelecimentos comerciais. Quero ressaltar que este comentário foi feito antes da pandemia e acredito que, quando o autor fez o comentário, não fazia idéia que pouco tempo depois o uso da máscara seria tão importante para a saúde pública. Não vou excluir o comentário pq todo o resto reflete o que é este blog, mas reforço que o uso da máscara é fundamental nos tempos atuais para o controle da pandemia e deve ser usada.

      Excluir
  4. Eu sinto muita vergonha! Fico sem camisa em casa na frente dos filhos e esposa mas na frente de outras pessoas não,jamais!
    Com esse negócio de depilação fica muito complicado. Eu sou todo peludo e já teve maus olhados para mim por conta disso,eu amo meus pêlos mas os de fora não,então passei a ficar com muita vergonha por causa disso. Nem camisa regata eu gosto de usar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlio, não há porque ter vergonha de ser peludo. Se você ama os seus pelos, tem mais é que mostrá-los mesmo. Mostre para o pessoal que você é peludo sim e que você está plenamente satisfeito com isso.

      Vergonha nós só devemos ter quando fazemos coisas erradas e deixar de se depilar não é errado! Se as outras não gostam, acham feio, tem "nojinho", problema é delas! É só não olharem. Assim como tem gente que não gosta, tem também quem curta, por achar que passa uma imagem de maior virilidade. Enfim, opinião cada um tem a sua. O importante é não deixar isso te afetar.

      Comigo acontecia uma coisa parecida. Apesar de não ter muitos pelos no corpo, eu tenho pelos nas axilas, como todo homem. Só que eu sempre me recusei a removê-los! Eu gosto de mantê-los naturais. E aí eu tinha o mesmo problema que você: eu tinha receio de deixá-los à mostra por medo que as pessoas fizessem mau juízo de mim por não depilar as axilas. Evitava o uso de camisetas regatas e, quando estava sem camisa, evitava levantar os braços. Hoje eu já não estou nem aí mais. Faço questão de deixar as axilas bem à mostra. Quem quiser falar ou olhar torto que assim o faça! E, não, manter os pelos das axilas não é anti-higiênico. Basta manter a higiene do local em dia, lavar bem durante o banho e passar desodorante!

      Enfim, não tenha vergonha dos seus pelos. Ao contrário, orgulhe-se deles e mostre-os para todo mundo!

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta! Isso ajuda bastante na autoestima.
      Eu tenho os mesmos problemas que você tinha,odeio levantar os braços quando estou de camiseta rs
      Vou ler tua resposta todos os dias até eu conseguir mudar

      Excluir
    3. Isso aí, Julio. Autoestima é tudo.

      E tem mais uma coisa que eu havia esquecido de mencionar. Certamente você não é o único nessa situação. É provável que haja outros caras peludos que também se sentem intimidados pela atual moda da depilação. Talvez alguns ajam como você e evitem se expor sem camisa, enquanto outros se sintam na obrigação de se depilar, mesmo contra a vontade. Se você conseguir romper essa barreira e passar a se expor sem camisa, você poderá estar ajudando esses caras (que podem estar mais perto de você do que você imagina)!

      O cara que não tira a camisa por ser peludo poderá se sentir encorajado a tirar se ver você sem camisa. Aquele pensamento de "ora, se ele pode eu também posso!". O cara que se depila contra a vontade, poderá se sentir incentivado a deixar os pelos ao natural ao ver que você não remove os seus. Enfim, você poderá acabar se tornando uma referência para esses caras tendo poder de influenciá-los. O que acaba te beneficiando também, pois você não será mais "o único" cara peludo a ficar sem camisa por aí.

      No fim das contas, você poderá usar isso a seu favor como uma forma de incentivo. Pense nisso!

      Excluir
  5. Eu sinto muita vergonha! Fico sem camisa em casa na frente dos filhos e esposa mas na frente de outras pessoas não,jamais!
    Com esse negócio de depilação fica muito complicado. Eu sou todo peludo e já teve maus olhados para mim por conta disso,eu amo meus pêlos mas os de fora não,então passei a ficar com muita vergonha por causa disso. Nem camisa regata eu gosto de usar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ficar sem camisa entre amigos (LINK DO GRUPO DO TELEGRAM, DISCORD E WHATSAPP)

Sem camisa na frente da família (RECUPERADO DO BLOG "TIRAR A CAMISA")

Grupos no Discord, Telegram e WhatsApp